terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sobre os comentários

Leio com atenção e carinho todos os comentários que meus leitores fazem neste blog. Tardiamente, aceitei a idéia de postar, e estou gostando muito da experiência. Venho de um tempo em que o escritor fechava-se numa redoma de vidro, no alto de seu castelo interior, e recusava-se a ouvir os comentários de seus leitores. Alguns, não davam entrevistas, não faziam palestras, fugiam do público.

Standhal orgulhava-se de ter 17 leitores.

Machado de Assis devia ter uns 300.

Ao longo dos 32 anos de minha carreira literária, vendi um pouco mais de 340 mil exemplares de meus livros. Se a UNESCO estiver correta, já fui lido por um milhão e setecentos mil pessoas. E nesse tempo todo eu não ouvia a voz de meus leitores. Agora, sim. Aqui, neste espaço, posso aferir a emoção que meu texto provoca. Ou a aversão.

Além disso, posso medir a reação que os comentários dos leitores exercem sobre outros leitores. É fascinante. Eis aí um bom assunto para uma dissertação de mestrado em teoria da recepção. Jauss deve estar rindo sozinho...

Vou à Bahia, fazer palestras sobre Jorge Amado na Academia Baiana de Letras em escolas, universidades e livrarias. Não sei se o acarejé, o vatapá, a Marta e a Sofia me permitirão escrever durante a viagem.

Então, até setembro.

6 comentários:

  1. Vê se vem pra Sampa dar uma palestra e comer umas pizzas (menos indigestas que as comidas lá da Bahia)! ahaha! Aí pelo menos eu terei a chance de assistir a uma delas.

    abraço

    ps. Bem, agora que vc sabe o valor de um coemntário, só falta vc entrar no meu blogue e postar alguns, hehe

    ResponderExcluir
  2. impressionante!
    eu adoro jorge amado.
    adoraria assistir uma palestra sua sobre ele.
    na bahia então seria a glória.
    impressionante, cesar.
    eu não me canso de me encantar com o mundo e com as pessoas.
    que beleza.
    abraços.
    :-)

    ResponderExcluir
  3. Boa viagem!

    E cuidado com a pimenta!

    ResponderExcluir
  4. Não deixa de ir ao restaurante do Senac no Largo do Pelourinho, quase em frente à Fundação Casa de Jorge Amado. É um dos melhores restaurantes do país. Um grande abraço, e boa viagem!
    (Ótimo o teu comentário sobre a Teoria da Recepção. O problema não eram as peças, e sim o tabuleiro. Xeque-mate do Jauss.)

    ResponderExcluir
  5. É um belo tema para estudos de recepção. curioso, eu nunca havia pensado sobre isso, mas também acompanho os comentários no meu blog, que é lido basicamente por meia dúzia de amigos solidários... mas meia dúzia que me serve de combústivel... enfim, pensando nisso, também percebi que nem sempre leio os outros comentários antes de comentar. mas às vezes, vejo no meu blog um comentário comentando o comentário anterior... piração... às vezes eu leio o último... acho que depende do tema.. se é polêmico, eu leio, se não é tão polêmico o tema tratado no post, comento direto... é, com certeza um tema bom para ser investigado. parabéns pelo espaço mais uma vez!

    ResponderExcluir
  6. ah, lendo agora os comentários anteriores, percebi que não lhe dei boa viagem! auhauhauahuah. sob a influência dos outros, então, boa viagem! eheheheheh

    ResponderExcluir