sábado, 26 de dezembro de 2009

Um ofício estranho

Este texto encontra-se agora em Para ser escritor, Editora Leya, 2010.

5 comentários:

  1. Sou do Português/Inglês e não tenho essa cadeiraaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. O lance é ter momentos com quem também se interessa...Seja em alguma disciplina do Curso de Letras ou em uma Oficina de Criação. Quando nenhuma delas está disponível (motivos de horário) fica bem difícil ler e criar sozinho... Hoje em dia os meios de comunicação ajudam, e a interação entre pessoas que gostam de Literatura está mais fácil, mas ainda um pouco distante de atingir aquela parte considerável que, por motivos de tempo, família e trabalho não conseguem vivenciar esta prática com intensidade.
    Mas vai melhorar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Palavras apenas Palavras pequenas Palavras"
    E graças ao "estranho ofício estranho", pude perceber que minhas palavras podem, sim, criar asas e voar.
    Além do Charles como professor, prestei atenção,como nunca, no que Aristóteles "tem a dizer", com certeza, lições inesquecíveis.

    Abraços,

    Júlia Dias

    ResponderExcluir
  4. Não estudo letras. Fico ali no prédio 11 e nos finais da tarde ia até o prédio 8 ter aulas contigo.
    A primeira cadeira que fiz foi Escrita Criativa(contos). Aprendi bastante coisa. Ali vi que eu realmente poderia escrever algo e -talvez- alguém gostar dos escritos.

    Em agosto passado comecei a estudar Produção de Textos Poéticos contigo. Sabe, conto com muito orgulho pra pessoas que eu gosto -e leem o que escrevo, meu blog, etc- e digo que meu "professor foi o Charles Kiefer". Toda segunda-feira, que eu nunca gostei muito, era esperada com ansiedade porque eu sabia que coisa boa viria.

    Teu ofício é muito bonito e sei lá se é estranho. Acho que tu és um facilitador do processo. Ninguém ensina artista nenhum. Ensinar é dar significado e cada artista dá à criatura a sua própria cor, cheiro, imagem... O que fazes é mostrar as ferramentas e dizer como elas funcionam. Se eu fosse fotógrafo, faria um curso onde eu aprendesse a utilizar câmeras com seus recursos, aprenderia como se aproveita ou cria uma iluminação e tudo mais.

    Sinto saudade das aulas de segunda, que era onde eu me sentia instigado por criar e podia dividir o que vinha de dentro com o resto da turma.

    Obrigado, Kiefer.

    Baita abraço do Pielke.

    ResponderExcluir
  5. Luiz Alberto Rossi7/1/10 04:11

    Li umas dez vezes o parágrafo: "Alguém, ou uma instituição(.....)" Todos os jóvens deveriam ouvir isso repetidamene e lutar contra suas consequências. Abraços. Luiz Alberto Rossi

    ResponderExcluir